Gerenciamento Ágil de Projetos com Scrum * Curso in-company

Este curso reúne não apenas os conceitos básicos do framework do Scrum, mas também a aplicação do Scrum em diferentes situações, tais como: uso de Scrum em nível organizacional, uso de Scrum com equipes distribuídas, contratos ágeis, principais dificuldades, resistências, alinhamento com modelos de qualidade tais como CMMI e MPS.BR e alinhamento com guias de boas práticas existentes, tais como o PMBOK.

Além disso, este curso prepara os alunos para fazerem o exame de certificação PSM I (Professional Scrum Master), da Scrum.org.

O curso é voltado para profissionais e estudantes que pretendem ou já utilizam Scrum para gerenciamento de projetos de maneira ágil, usando os princípios do Manifesto Ágil.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de Engenharia de Software.

Carga horária

16 horas.

Empresas que já contrataram este curso

CTBC Landix OpenK Tecnologia Explend Engeset Bizs Tecnologia Wik Solutions UFU

Programa do curso

Este curso teórico-prático mescla conceitos e diversas dinâmicas em grupo, permitindo aos participantes a vivência completa do framework do Scrum através de um projeto real simulado.

  1. Introdução aos Métodos Ágeis

    Processos empíricos e definidos, o Manifesto Ágil, conceitos de valor, interação e iteração, o desenvolvimento enxuto (Lean) e os desperdícios dos projetos.

  2. O Framework Scrum

    O ciclo de vida, os papéis, sprint, planejamento e execução de projetos com Scrum, product backlog, sprint backlog, estimativas com planning poker, daily meeting, retrospectivas e sprint review. Será vivenciado um planejamento através de uma dinâmica chamada de Blitz Planning.

  3. Simulação de Scrum com um projeto real com uma fábrica de aviões

    Dinâmica já executada em mais de uma dezena de oportunidades para centenas pessoas, que passa por todas as fases do Scrum e inclui simulações de situações do dia a dia, tais como mudanças no escopo e mudan-ças nas equipes dos projetos, retrabalho, precisão das estimativas, além de trabalhar conceitos de velocidade e produtividade.

  4. Contratos em projetos que adotam métodos ágeis

    Como estabelecer contratos ágeis entre clientes e fornecedores com o uso de Scrum, tipos de contratos, vantagens e desvantagens de cada tipo de contrato, discussão de casos reais.

  5. Aspectos Avançados do Scrum

    Discussão do uso do Scrum com modelos e referências existentes no mercado, tais como PMBOK, CMMI, MPS.BR, Teoria das Restrições, Corrente Crítica (CCPM), Kanban e Lean.

  6. Conclusão

    Perspectiva do uso do Scrum no Brasil e no mundo, principais dificuldades, resistências, dicas, estratégias para vender projetos com Scrum internamente na sua empresa, alinhamento com modelos de qualidade (CMMI e MPS.BR), alinhamento com o PMBOK.

Sobre o instrutor

Dr. Rafael Prikladnicki

Dr. Rafael Prikladnicki

Professor da PUCRS, com doutorado e mestrado em Ciência da Computação.

É membro da Scrum Alliance e Certified Scrum Master, além de ter participado da tradução do Guia oficial do Scrum para o Português. É gerente de projetos profissional (PMP) certificado pelo PMI e implementador credenciado no modelo MPS.BR.

Possui atividades de consultoria e capacitação em gerenciamento de projetos, desenvolvimento distribuído de software, implementação de programas de melhoria de processo de software baseados nos modelos MPS.BR e CMMI e em metodologias ágeis para desenvolvimento de software.

Atua na coordenação da rede SPIN-POA na PUCRS e na coordenação do Grupo de Usuários de Métodos Ágeis (GUMA) da Sucesu-RS.

Foi coordenador geral da Agile Brazil 2010, Conferência Brasileira sobre Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software.

Solicite uma proposta