Lógica de Programação com Java para Iniciantes

Nunca programou? Então comece por aqui. Aprenda lógica de programação do zero com a linguagem Java.

Conteúdo Programático

  1. Introdução

    1. Introdução ao curso de Lógica de Programação 8m 38s
    2. Introdução a computação 5m 42s
    3. O que é um algoritmo 11m 23s
    4. Linguagens de programação 7m 11s
    5. Como começar e terminar o curso 5m 47s
  2. Começando

    1. Como o Java funciona? 14m 54s
    2. Instalando o Eclipse 13m 24s
    3. Criando o primeiro projeto no Eclipse 4m 34s
    4. Executando um programa simples no Eclipse 10m 38s
    5. Exercício 01: Alterando a mensagem de Olá
    6. Elaborando um algoritmo no Eclipse 15m 4s
    7. Exercício 02: Cálculo do índice de massa corporal
    8. Como importar um projeto no Eclipse 8m 30s
    9. Palavras reservadas do Java 5m 56s
  3. Variáveis e constantes

    1. Introdução a variáveis 4m 27s
    2. Tipos de dados existentes 5m 58s
    3. Tipos numéricos (Byte, Short, Integer, Long) 11m 31s
    4. Exercício 01: Calculando o quadrado de um número
    5. Tipo texto (String) 7m 57s
    6. Exercício 02: Faça a impressão do nome e do sobrenome da pessoa
    7. Tipo lógico (Boolean) 12m 10s
    8. Exercício 03: Crie um programa que informa se o aluno passou de ano
    9. Tipos primitivos 10m 1s
    10. Alterando o valor de uma variável 16m 21s
    11. Exercício 04: Encontre o valor total baseado na quantidade e no desconto
    12. Constantes 13m 32s
    13. Exercício 05: Constantes
    14. Escolhendo bons nomes para variáveis e constantes 18m 33s
  4. Operadores

    1. Introdução a operadores 4m 33s
    2. Operadores aritméticos 17m 33s
    3. Exercício 01: Calculadora simples
    4. Operadores relacionais 23m 46s
    5. Exercício 02: Desconto de frete em compras acima de R$100,00
    6. Operadores de atribuição 9m 20s
    7. Exercício 03: Cálculo de gastos familiar
    8. Operadores lógicos 22m 37s
    9. Exercício 04: Verificação da possibilidade de aposentadoria
    10. Concatenação de texto 6m 33s
    11. Operadores de incremento e decremento 8m 27s
  5. Estruturas de decisão

    1. Introdução a estruturas de decisão 2m 44s
    2. Estrutura “if” 16m 16s
    3. Exercício 01: Verificar se a pessoa passou no concurso público
    4. Utilizando o “if” encadeado 14m 57s
    5. Exercício 02: Calcule o bônus do funcionário(a)
    6. Estrutura "switch" 20m 42s
    7. Exercício 03: Imprima o nome do dia da semana (domingo, segunda-feira, etc.)
  6. Iteração

    1. Introdução a iteração 2m 28s
    2. Iterando com o “for” 29m 1s
    3. Exercício 01: Encontre os números divisíveis por 3
    4. Iterando com o “while” 9m 51s
    5. Exercício 02: Repita o exercício anterior com o "while"
  7. Vetores

    1. Introdução a vetores 1m 38s
    2. Declarando vetores de 1 dimensão 17m 40s
    3. Exercício 01: Cadastrando as tarefas do dia
    4. Declarando vetores de 2 dimensões 17m 15s
    5. Exercício 02: Encontre a semana de maior faturamento
    6. Declarando vetores com mais de 2 dimensões 6m 47s
  8. Métodos

    1. Introdução a métodos 2m 20s
    2. Criando o primeiro método 14m 32s
    3. Exercício 01: Crie um segundo método no algoritmo da aula passada
    4. Recebendo parâmetros 15m 30s
    5. Exercício 02: Identifique um novo padrão no algoritmo da aula passada
    6. Retornando valores 27m 5s
    7. Exercício 03: Crie uma pequena calculadora de subtração e adição
    8. Recursividade 19m 42s
    9. Exercício 04: Exibir a tabuada de um número qualquer
    10. Escolhendo bons nomes para métodos 23m 24s
  9. Programação orientada a objetos

    1. Introdução à programação orientada a objetos 3m 18s
    2. Criando a primeira classe 18m 41s
    3. Exercício 01: Método que informa necessidade de repor estoque
    4. Métodos de instância 27m 19s
    5. Exercício 02: Método de instância que informa necessidade de repor estoque
    6. Encapsulamento 20m 1s
    7. Exercício 03: Exibindo os dados de um pedido
    8. Diferença entre classe e instância 19m 4s
  10. Leitura e escrita de dados em arquivos

    1. Introdução à leitura e escrita 2m 23s
    2. Escrevendo informações em arquivos de texto 21m 6s
    3. Exercício 01: Crie uma lista de tarefas e salve a lista em um arquivo
    4. Lendo informações de um arquivo de texto 9m 1s
    5. Exercício 02: Mostre a lista de tarefas para o usuário
  11. Utilizando código de outros programadores

    1. Introdução ao uso de códigos de terceiros 1m 25s
    2. Bibliotecas x Frameworks 6m 9s
    3. Utilizando uma biblioteca de terceiro para envio de e-mails 22m 19s
    4. Exercício 01: Crie uma lista de tarefas e envie a lista por email
    5. Criando o sua própria biblioteca 15m 24s
    6. Exercício 02: Use nossa biblioteca
  12. Algoritmos avançados

    1. Introdução aos algoritmos avançados 2m 47s
    2. Criando uma lista dinâmica 16m 46s
    3. Removendo elementos da lista 21m 27s
    4. Ordenando a lista 33m 0s
    5. Exercício 01: Ordene a lista de alunos do arquivo
  13. Pré-requisitos para nossa primeira aplicação web

    1. Por onde começar a criar uma aplicação web 18m 36s
    2. Evoluindo para o Spring Tool Suite (STS) 6m 21s
    3. O que é HTML? 22m 45s
    4. O que é CSS? 16m 0s
    5. Criando um projeto com o STS 26m 32s
    6. Incluindo as páginas HTML no projeto 6m 34s
    7. Fluxo de uma requisição web 12m 34s
  14. Criando sua primeira aplicação

    1. Importando o projeto de base 8m 12s
    2. Criando a classe Contato 4m 58s
    3. Configurando o armazenamento de contatos 19m 46s
    4. Listando os contatos na página 26m 20s
    5. O padrão JavaBean 16m 4s
    6. Fazendo a página de cadastro funcionar 25m 18s
    7. Verbos HTTP 22m 48s
    8. Cadastrando um contato 16m 59s
    9. Preparando para edição 18m 27s
    10. Atualizando um contato 26m 17s
    11. Removendo contatos 10m 41s
    12. Conclusão e próximos passos 6m 39s

Instrutores

Alexandre Afonso - Instrutor

Alexandre Afonso - Instrutor

Instrutor na AlgaWorks e está no mercado de programação Java há mais de 9 anos, focado principalmente no desenvolvimento de sistemas corporativos.